Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de maio de 2010

MORRETES DÁ AULA DE ORGANIZAÇÃO E FATURA R$ 1,2 MILHÃO

A 27a Festa Feira Agrícola e Artesanal de Morretes, que terminou no ultimo domingo (09), superou em 20% o faturamento alcançado no ano passado. Em apenas dez dias, o evento garantiu a movimentação de R$1,2 milhão com a venda de produtos da agricultura familiar e artesanato exclusivos da região. Durante o encerramento, o prefeito de Morretes, Amilton de Pauta, disse que aproximadamente 300 mil pessoas passaram pela cidade, promovendo o turismo e a gastronomia.

“A Festa Feira de Morretes é reconhecida nacionalmente e podemos dizer que o avanço do turismo no município está diretamente relacionado à qualidade dos produtos fabricados pelos nossos agricultores, artesãos e comerciantes”, ressaltou Amilton.

No último dia, todos os expositores receberam um certificado da prefeitura destacando a participação na feira. Ao todo, mais de 250 agricultores e artesãos expuseram seus produtos. Alguns deles foram convidados para participar de uma feira que começará na próxima semana, em Porto Alegre (RS).

SUCESSO - É o caso da artesã, Dirce Rita Pinheiro, que produz objetos de decoração a partir da fibra da bananeira. Segundo ela, a Festa Feira foi fundamental para divulgação do seu trabalho. “Vendemos mais de 400 itens e estamos levando uma nova produção para expor em Porto Alegre. Para nós foi um evento muito importante”, afirmou.

As barracas que comercializaram plantas ornamentais, novidade na festa, tiveram muita procura. O chinês Tsai Ying Hwyg, produtor de orquídeas, vasos com bambu e da tradicional flor do deserto, disse que obteve bons resultados. “Foram 500 unidades vendidas. A proximidade com o dia das mães ajudou nas vendas e no movimento da festa”.

Produtos fabricados por pequenos agricultores da região como doces, frutas, balas de banana, pães caseiros, conservas, molhos de pimenta, cachaças, licores, queijos, salames artesanais e as famosas mandiocas e bananas chips foram os campeões de vendas na feira.

A produtora das batatas e bananas chips, Emily Bressan, vendeu apenas no primeiro final de semana dois mil pacotinhos de mandioca. “Tivemos que correr para repor o estoque e aumentar a produção. A divulgação está cada vez melhor e trazendo a cada ano mais pessoas”, comentou Emily. Para ela, a novidade neste ano foi produzir chips de batata frita e mandioquinha. “Não sobrou nada e ainda temos encomendas”, informa.

O prefeito disse que a dedicação das famílias à produção artesanal é o diferencial da feira. “Nossos agricultores e artesãos fazem produtos de qualidade e o nosso objetivo é estimular cada vez mais a produção, com cursos e capacitações durante o ano”, afirmou Amilton.

As Associações de Restaurantes e Pousadas de Morretes ofereceram cerca de 60 quilos de barreado para degustação, estimulando o turista a conhecer a gastronomia de Morretes. “Vendemos cerca de 400 quilos de barreado em dez dias”, contou Antônio Carlos Gonçalves Santos, proprietário de um restaurante.

O secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Morretes, Haroldo Ferreira, avaliou o evento. “Superamos as edições anteriores em vendas, em público e no número de inscritos nas oficinas técnicas. A cada ano estamos obtendo melhores resultados”. A 27.ª Festa Feira de Morretes contou com o apoio das secretarias de estado da Agricultura e do Abastecimento; do Turismo e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos.

Fonte:(Agencia Estadual de Notícias)
..................................................................................................................................................................
NB:  Eu fui lá e conferi de perto. Acorda Antonina e segue o exemplo...

2 comentários:

Anônimo disse...

Tá louco Rosil um Milhão só se for verde vendendo Banana e Batata Chip eu acho que você comeu muito gengibre tá chapado.

ROSIL DO PILAR disse...

Sr. Odileno, Rei do Beco...
Eu não estou louco não, pois as declarações são oficiais e do Prefeito de Morretes, e sua equipe de trabalho, lá eles trabalham e sabem o que estão fazendo, se os valores não são estes então alguem de lá está mentindo. Mas eu Acreditei, visse.
Abraço.