Mais um ano de Romarias se iniciou no último domingo, 21, seis ônibus trazendo devotos de Altônia, Irati, Londrina, Umuarama, Palmeira e Lapa estiveram no Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio com aproximadamente 20 paróquias. O Santuário recebeu os devotos que vieram agradecer, pedir ou apenas conversar com a Padroeira do Paraná.
Os Romeiros participaram de um dos momentos mais marcantes e especiais do dia, a Procissão com o manto da Mãe do Rocio. Apesar do forte sol, os devotos cantaram, oraram e se emocionaram durante toda a manhã de romaria. Para atender bem os fiéis, a equipe de voluntários serviu saboroso café e estiveram prontos a todo o momento para proporcionar um dia agradável aos que chegavam. “Agradecemos a todos os envolvidos que desde muito cedo estavam no Rocio para recepcionar os devotos, levar segurança e tranquilidade”, disse o reitor do Santuário do Rocio, padre Sérgio Campos. Uma ambulância também esteve à disposição para medição de pressão, além da secretaria de cultura, expondo peças do artesanato local.
Acredito que o grande número de fiéis demonstra como o Santuário vem crescendo. Este é o primeiro tríduo, estamos em fevereiro, um mês difícil, onde as pessoas pagam impostos e ainda gastam com material escolar, então fazer viagens nesse período é muito difícil. Mas mesmo assim centenas de fiéis vieram. Além dos ônibus, muitos chegaram de carros e vans. O Santuário está trabalhando fortemente na expansão do Turismo Religioso em Paranaguá. Vemos os resultados desse trabalho. Agora com o padre Luiz Langer realizando as visitas com a imagem de Nossa Senhora do Rocio estará contribuindo cada vez mais com essa divulgação”, comemorou padre Sérgio.
A devoção também vem crescendo através da consagração à Mãe do Rocio que é transmitida por emissoras de rádio e televisão em diversas cidades do Paraná e outros estados. A devota Inês Capi de Palmeiras acompanha sempre a consagração pela rádio local. “Para nós ter a oportunidade de acompanhar a consagração é uma benção. Quando não posso acompanhar o programa parece que o dia não é tão bom. Há cinco anos converso com a Mãe do Rocio através da Consagração, faço pedidos e agradeço as graças recebidas e sempre que posso venho ao Santuário para ficar ainda mais perto dela”, contou.
O Bispo de Umuarama Dom Vicente Costa disse que a devoção à Mãe do Rocio tem crescido significativamente em todo o Paraná. “Os Bispos do Estado estão muito interessados em divulgar o nome de Nossa Senhora que é a Padroeira do Paraná e é muito tocante ver a devoção desse povo aqui no Santuário durantes as romarias”, declarou o bispo que pela terceira vez participou da romaria. Frei Rivaldo Vieira da Paróquia de São Francisco de Assis – Umuarama, esteve pela primeira vez participando desse evento religioso e ficou emocionado com a devoção do povo à Maria. “Me senti muito acolhido e a fé desta gente é grande e isso é muito bonito”, comentou o frei.
O Santuário agora se prepara para receber os romeiros que virão no dia 21 de março. Para informação, agenda de romarias, o devoto pode ligar diretamente para o Santuário, pelo telefone (41) 3423 -2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário