Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

PASTORAL DA AIDS VIRÁ EM ANTONINA

Iniciou no última dia (01) e segue até o próximo dia 28/02, a atuação da Pastoral da Aids da Arquidiocese de Curitiba em parceria com as Secretarias da Saúde Municipal e Estadual na Diocese de Paranaguá. Durante todo o mês um ônibus itinerante irá percorrer os municípios do litoral, onde agentes de saúde vão realizar o teste gratuito de HIV. Além disso, a população também poderá receber orientações sobre o assunto com a apresentação de vídeos, palestras e distribuição de panfletos. Nesta ação o ônibus passará pelas cidades de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina e Guaraqueçaba. De acordo com o assessor eclesiástico da Pastoral, frei Pedro Brondani, a data e os locais foram escolhidos devido ao feriado de carnaval, já que neste período aumenta o número de pessoas que visitam a região.

O resultado do teste HVI sai em apenas 20 minutos e quando positivo, a pessoa é encaminhada para o atendimento médico. “Ninguém precisa se preocupar, os atendimentos são individuais e os profissionais são orientados a agir com muita discrição”, explica o frei. “

Os atendimentos no ônibus são destinados para todas as pessoas, sejam elas residentes ou turistas. É necessária a apresentação de carteira de identidade e menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais.

Esta atividade no litoral já foi realizada anteriormente e agora faz parte da Campanha Nacional de incentivo ao teste HIV e Sífilis, realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com a CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Na Arquidiocese de Curitiba, a Campanha foi lançada no dia 29 de outubro de 2009. Desde então várias ações vêm sendo desenvolvidas em escolas e paróquias.

A participação da Igreja é de divulgar e orientar as pessoas sobre a epidemia da Aids, esclarecendo as vantagens do diagnóstico precoce. Já aos serviços de saúde cabe acolher a população, oferecer aconselhamento e orientação pré e pós-teste. Após a ação na diocese de Paranaguá o ônibus e comitiva atuarão nas dioceses de Ponta Grossa, Toledo, Palmas e Francisco Beltrão.


Datas e localidades:
• 01 a 03 – Ilha dos Valadares – Igreja Nossa Senhora dos Navegantes
• 04 a 10 – Terminal Rodoviário Urbano de Paranaguá
• 11 a 13 – Matinhos – Paróquia São Pedro Apóstolo
• 14 a 16 – Guaratuba - Paróquia Nossa Senhora do Bom Sucesso
• 17 a 19 – Pontal do Paraná – Paróquia São José e São Sebastião
• 20 a 22 – Antonina – Terminal Rodoviário Urbano
• 23 e 24 – Morretes – Paróquia Nossa Senhora do Porto
• 25 a 28 – Guaraqueçaba – na praça central

Fonte: vozdaigreja@arquidiocesecwb.org.br

Nenhum comentário: