Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

terça-feira, 13 de abril de 2010

UM JOVEM ANTONINENSE SENDO HOMENAGEADO EM CURITIBA

Artistas de Curitiba homenageiam o antoninense Osiel Fonseca de Souza com o concerto "Baía de Antonina", no Teatro Paiol, quarta (14) e quinta-feira (15), às 20h30.

Osiel Fonseca de Souza morreu no dia 14 de abril de 2008 com 33 anos de idade. A renda da bilheteria será repassada para sua viúva e sua filha.

A direção do espetáculo é de Sérgio Justen e conta com 44 músicos. De acordo com release da prefeitura de Curitiba que promove o evento, “as composições de Osiel Fonseca passaram por várias fases. Na primeira delas, aos 15 anos de idade, constam peças para piano que soavam como Debussy, com o detalhe de que o músico nunca tinha tido professor de piano”.

Leia o texto do material de divulgação do concerto:

Nascido em 30 de julho de 1975, começou seus estudos musicais em Antonina (PR), na "Filarmônica Antoninense", tocando clarinete. Apenas em 1991 teve sua primeira aula de piano, quando demonstrou uma técnica pianística consolidada, surpreendendo a professora Maria Elena Passos.

Depois, já em Curitiba, Osiel estudou com Roberto Gnattali e suas músicas ganharam os padrões estéticos de choros e baiões. Em seguida, a religião passou a influenciá-lo, numa fase que pode ser identificada pelo amadurecimento das composições. Em pouco tempo passou a integrar a Orquestra À Base de Corda, o Coral Brasileirinho e o Vocal Brasileirão, grupos do Conservatório de Música Popular Brasileira de Curitiba, mantidos pela Prefeitura Municipal. Além de compositor, atuou como arranjador e professor, conquistando a admiração e o reconhecimento da área musical e do público.

Concerto "Baía de Antonina", em homenagem a Osiel Fonseca de Souza


Data e horário: dias 14 e 15 de abril de 2010 (quarta e quinta-feira), às 20h30.
Local: Teatro Paiol (Praça Guido Viaro, s/n - Prado Velho)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia entrada)
Informações: (41) 3213-1340
Classificação: Livre.
Produção: Regina Graton
Direção musical: Sérgio Justen, João Egashira e Adriano Sviech
Roteiro: Etel Frota
Direção Cênica: Jaqueline Daher

Foto e fonte: Prefeitura de Curitiba (Correio do Litoral.com)
.................................................................................................................................................................
NB.: Em Curitiba Oziel, precocemente falecido na flor da idade, foi homenageado pela Camara Municipal, onde em 2008 virou nome de uma das ruas da Capital do Estado. Será que aqui em Antonina alguem se lembra deste rapaz quando passou pala nossa querida Filarmônica Antoninense ? Eis um Antoninense da Gema que merece o nosso respeito e homenagem, se puder ir, vá neste Concerto"Baia de Antonina", seus pais  Darcy Batista de Souza e Ivanilde Fonseca de Souza, a  viúva Salete de Souza e sua filhinha, AGRADECEM.

4 comentários:

Lu disse...

Olá!Realmente não sabia nada a respeito desse antoninense ilustre, acredito que assim como eu a grande maioria da população.Sendo assim muito importante a divulgação para que seja reparada tamanha injustiça a tão grande talento.
Seria interessante sabermos mais alguns dados pessoais sobre o artista, como filiação, para uma recordação mais aprofundada.

ROSIL DO PILAR disse...

Oi, Luciana, meu muito obrigado pela sua participação. Bem, é bom saber que este jovem foi integrante da nossa Filarmônica, e apesar de falecer muito jovem, fez carreira muisical na Prefeitura Municipal de Curitiba e devido o seu talento, hoje uma das ruas de Curitiba leva o seu nome em sua homenagem. Quanto a filiação, já consta na minha postagem, agora mais detalhe vc pode conseguir junto ao Sr. José Couto, na Filarmônica.Eu só lamento que talentos iguais a este, tenham que ser lembrados só depois de mortos e mesmo assim, até agora aqui em Antonina,não recebeu nenhuma homenagem, não que eu saiba. Santo de casa não faz milagre, é o dito popular. Abraço, volte sempre.

Unknown disse...

Olá, Realmente Santo de Casa não faz milagre, mas foi um bélissimo show, onde pudemos ver a nata de musicos curitibanos e alguns do Brasil executando musicas compostas pelo Osiel Fonseca, show que homenageia Antonina, pois levou o nome Baia de Antonina, tambem o lamento de grandes musicos como Roberto Gnatali e Hermeto Pascoal, onde quiserem estar mas não puderam, mas mandaram o seu recado.

Existem muitas musicas ainda, que foram compostas para o Filme Bento Cego, um arquivo de Heraclito Túlio e Osiel Fonseca.

Quem sabe daqui a uns 100 anos descubram, que Osiel era de Antonina.. e tocava ai nas praças.. com o uniforme azul da Filarmonica... e somente por prazer fez alguns concertos sozinhos ai pelas praças... somente com o teclado e uma caixa de som..

Mas.. santo de casa não faz milagre.. que pena...

Ass. Denilson Fonseca

Andre.deoliveira.job disse...

Não faz muito sentido homenagens postumas, já depois de tanto tempo do falecimento do meu amigo. Perdi contato com ele a mais de 10 anos, e hoje tentando reencontra-lo, soube pelo conservatorio a noticia de seu falecimento.
Gostaria de deixar registrado que conheci o Oziel quando ele tinha 17 anos, e tocava em seu Korg M1. Fiquei tão impactado com o talendo que Deus havia dado a ele, que decidi me dedicar tambem aos instrumentos de teclas, iniciando claro, comprando um equipamento igual.
Fica aqui minha homenagem a um homem de Deus de fala mansa e sorrizo fácil, que soube aperfeiçoar o dom que foi dado por Deus.