Um método de produção artesanal e familiar que se tornou sinônimo de sucesso: a fábrica de balas de banana de Antonina é uma das mais tradicionais do litoral do Estado, que neste ano completa 30 anos de fundação e chega a produzir até 10 mil quilos do produto por mês.
Mais de 80% da produção da bala é comercializada em Curitiba e região, ficando apenas 5% no próprio litoral. Por isso, o maior número de turistas durante a temporada, nos primeiros meses do ano, não chega a interferir nas vendas, que aumentam no início do inverno.
"No verão as pessoas querem é sorvete", observa o proprietário da fábrica, José Carlos Correa(Zequinha).O produto chega também a locais como Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Recife, Minas Gerais e Amazônia.
SEGREDO REVELADO..
"Santa Catarina tinha fábricas de banana e, como aqui no litoral tem muito dessa fruta, aproveitamos a ideia. A fórmula pronta que veio para a gente não deu certo. Então trabalhávamos meio dia no negócio do palmito e o outro meio dia na produção da bala", lembra o dono. Rotina bem diferente da atual, em que o método e as fases pelas quais a produção da bala passam ocupam praticamente 24 horas da família Correa.
3 comentários:
Rosil
Parabéns pelo blog.
Grande VIANA, obrigado pela participação.
Alguém sabe onde encontrar as balas de banana em Brasília? Sou de Curitiba, mudei pra cá há um mês, e estou sentindo falta das balinhas...
Postar um comentário