Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

sábado, 23 de janeiro de 2010

AGUA DE QUALIDADE NO LITORAL


Desde a temporada de 2003, Guaratuba, Matinhos, Pontal do Paraná, Morretes e Guaraqueçaba contam com sistema de produção, armazenamento e distribuição de água tratada capaz de atender, simultaneamente, milhares de pessoas que vão às praias principalmente na passagem do Ano Novo e no Carnaval. “Há seis anos não há falta de água no litoral paranaense, independente do clima e dos picos de consumo”, disse o presidente da Sanepar, Stênio Jacob.

No período de novembro de 2003 a novembro de 2009, a produção de água tratada cresceu, em média, 5% ao ano. “A infraestrutura que construímos no litoral está preparada para atender a demanda das próximas décadas”, afirma Jacob. A capacidade de produção de água tratada, nos cinco municípios, teve aumento de 92% e a capacidade de reservação foi ampliada em 93%.

Esgoto - Para coletar e tratar o esgoto doméstico, a Sanepar fez investimentos pesados. “Construímos estações de tratamento e estendemos a rede coletora a todos os municípios. A situação das praias do Paraná é privilegiada quando comparada aos índices de poluição presentes nas demais praias brasileiras”, afirmou.

Para atingir os níveis de atendimento – água para 100% da população urbana da região litorânea e 20.395 imóveis dotados de rede coletora de esgoto – a Sanepar investiu cerca de R$ 265 milhões.

Nos últimos anos, graças a esses investimentos, a balneabilidade das praias melhorou sensivelmente. E se apresenta pontos impróprios para banho é porque 4.100 donos de imóveis ainda não fizeram a ligação adequada até a rede da Sanepar. Estes proprietários, nas próximas semanas, poderão sofrer as punições previstas em lei, pois lançar esgoto na rua, nos rios ou em canais é crime ambiental.

A Sanepar também esclarece que a instalação de equipamentos para drenagem urbana e a manutenção de canais e das galerias preparadas para receber apenas a água da chuva não são de competência da Sanepar. Este serviço é de responsabilidade das prefeituras.
.........................................................................
Diante ao histórico acima,Paranagua e Antonina, são as unicas cidades do litotal com serviços próprios de água. Ao analisar os ultimos acontecimentos das temporadas de verão, principalmente no periodo de Carnaval, vemos que a nossa cidade vem padecendo com a constante falta do liquido precioso, sentimos que há problemas visiveis e invesiveis no sistema e que poderão ser solucionados, mas quando com a falta de recursos? Não seria esta a hora de se buscar novas parceirias,até mesmo com a estatal Sanepar e outros?                              
E o sistema de tratamento de Esgoto do Bairro do Tucunduva, sairá do papel sem a participação de quem realmente entende?  São tantas perguntas que só o futuro responderá. As vezes as soluções estão sob o nosso nariz e não conseguimos vê-las.  Pense nisso e dê a sua opinião.

Nenhum comentário: