Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

sábado, 13 de março de 2010

OS 75 ANOS DOS PORTOS DE PARANAGUÁ (e Antonina)

O Porto de Paranaguá - um dos principais portos graneleiros do mundo – completa, na próxima quarta-feira (17), 75 anos em operação. Antes reconhecido como essencialmente graneleiro, o Porto de Paranaguá consolidou-se, nos últimos anos, como segundo maior complexo multicargas do Brasil e tem uma participação importante na estrutura logística de exportações do setor produtivo brasileiro.

A programação do aniversário de 75 anos do Porto de Paranaguá começa neste sábado (13) com a realização de uma regata, a partir das 11h30. A largada da competição será no trapiche do Santuário do Rocio, em Paranaguá. Mais de 100 velejadores do Paraná irão participar da prova nas classes Oceano, Laser e Snipe. A regata comemorativa está sendo organizada pelo Clube Náutico de Antonina.

Para a próxima terça-feira (16), está programada a abertura da exposição 'Séries do Porto', no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A mostra reúne 27 obras em desenho e pintura, que revelam que o Porto de Paranaguá serviu de inspiração para vários artistas paranaenses, nas décadas de 1960 e 1970.

Ainda como parte da programação, no dia 17, a partir das 10h30, na sede do Porto em Paranaguá, será realizada a cerimônia cívica de aniversário com lançamento do selo e carimbo comemorativos dos Correios.

O encerramento das atividades do aniversário de 75 anos do Porto de Paranaguá será com a chegada das embarcações Babitonga e Benevente, rebocador de alto mar Tritão e, também, a Corveta Imperial Marinheiro, pertencentes ao grupamento de navios-patrulha da região Sul da Marinha do Brasil. De 17 a 21 de março, os navios estarão abertos para visitação, das 14 às 18 horas.

NOVO RECORDE - Ao completar 75 anos, o Porto de Paranaguá, juntamente com o de Antonina, deve quebrar novo recorde, este ano, superando as 38 milhões de toneladas movimentadas em 2007. A expectativa é de que as exportações e importações ultrapassem 40 milhões de toneladas e ampliem para, pelo menos, 10% a participação dos portos paranaenses na balança comercial brasileira.

Além disso, os investimentos programados para este ano completam mais uma etapa da trajetória de transformações dos portos do Paraná. Para 2010, uma das principais obras será a de remodelação e ampliação do cais, nas quais serão investidos R$ 95,7 milhões.(AEN)

N.B. Será que Antonina irá aparecer na Foto, sem dragagem, sem navio, com operações quase parando ?

Nenhum comentário: