Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

domingo, 14 de março de 2010

ENCHENTE... O PODER DA OBSERVAÇÃO POSITIVA

Em algum período da sua vida, você deve ter sofrido consequencias de uma enchente.
Eu mesmo tive a moradia várias vezes inundada no período que vivi no vale do rio Iguaçu (1979-2000), na divisa entre Curitiba e São José dos Pinhais.
Desde 2003 resido no litoral norte do estado, no topo de um morrinho localizado ao lado da PR-405 (estrada para Guaraqueçaba), no km 9,5. Essa via, com 80 km de comprimento, atravessa várias grandes planícies, onde ocorrem enchentes em períodos de chuvas prolongadas.
Nas enchentes maiores, em alguns pontos, o nível de água pode subir um metro acima da estrada, como no rio Potinga (km 28) e no rio Bananal (km 47,5). A enchente pode interditar o tráfego nestes locais e, consequentemente, interromper a linha de ônibus entre as cidades de Antonina e Guaraqueçaba, isolando os moradores da PR-405 até a água baixar, um processo que pode levar alguns dias. A última grande enchente, com interrupção do serviço de ônibus intermunicipal, ocorreu neste último sábado (6 de março).
Naquele dia, eu tinha algo para resolver em Antonina e por isso caminhei o trecho de 9,5 km até a PR-340, onde passa a linha de ônibus municipal Antonina - Bairro Alto. Essa caminhada pela PR-405 acabou sendo bastante memorável, pois na parte onde a estrada atravessa a planície do rio Cachoeira a vista era simplesmente magnífica! Neste trecho, entre o km 3 e o km 5, o nível de água variou entre 30 cm abaixo e 20 cm acima do nível da estrada, com o alagamento maior ocorrendo no km 3. A superfície aquática se estendeu de forma infinita em todas as direções. Tive a sensação de estar caminhando em cima do mar, como Jesus Cristo!   

A parte mais linda foi talvez a grande área aberta do km 4, onde no passado a floresta foi devastada para criar pastagem para búfalos. A nova proprietária do local (a SPVS) tirou os búfalos e está recuperando a área pela introdução (usando a técnica de estaquia) de duas espécies pioneiras lenhosas de locais pantanosos: o mulungu e a caxeta. Uma terceira planta nativa, a maricá, chegou de forma espontânea e hoje todas essas plantas jovens estão bem estabelecidas. Mas ainda domina no local, a braquiária-nua-de-folha-larga, o poderoso capim exótico ali introduzido pelo proprietário anterior para alimentar os búfalos.
Quando ocorre enchente, a água sobe, todo este imenso tapete de braquiária é levantado e é realmente magnífico ver o interminável mar verde de braquiaria flutuante e por toda parte pontilhada das cabecinhas das corajosas árvores e arbustos jovens, uma delas (a maricá) em plena florada. Foi também neste trecho da caminhada que vi, por volta do meio dia, um tatu-galinha atravessar a estrada. Normalmente, essa espécie é observada somente no crepúsculo e à noite.
Este registro serviu como lembrança de que as enchentes transtornam a vida de inúmeras espécies de animais nativos e não só dos seres humanos. Aliás, vi pouquíssimos outros animais nessa caminhada. No mar temporário, havia alguns grupinhos da marreca pé-vermelho nadando e uns poucos indivíduos de andorinhas em sobrevoo, fazendo o reconhecimento para Noé.
Chamou-me atenção a quase ausência de borboletas. Tinha feito exatamente a mesma caminhada três dias antes, em tempo ensolarado, e visto pousar em terra úmida na margem da estrada (para absorver substâncias nitrogenadas e sais), nada menos que dez espécies de borboletas (a). Mas nessa caminhada do sábado, no início com bastante sol e depois com nuvens, não encontrei nenhuma borboleta pousada no chão. Será que as duas noites anteriores, ambas extremamente chuvosas, tinham causados mortandade entre as borboletas?

Finalmente cheguei à PR-340 e peguei o ônibus para Antonina. De dentro do ônibus, vi também que estrada havia partes extensas onde a água estava a apenas um ou dois metros abaixo do nível do asfalto, havendo os dois lados da rua totalmente alagados e consequentemente a floresta. Isso mostrou, mais uma vez, que a construção de estradas em regiões planas é extremamente impactante, causando um efeito similar às barragens.
Por fim: se você, numa próxima enchente, quer curtir também a linda paisagem inundada da PR-405, recomendo calçar sandálias de material sintético ou botas de borracha e não esquecem de trazer binóculo e guarda-chuva. (Escrito por Andre de Meijer, no Correio do Litoral.com)

N.B.: Viu ! Se fosse nativo de Antonina, estaria jogando praga e reclamando das autoridades, de São Pedro, etc. e tal...

BlogBlogs.Com.Br

Nenhum comentário: