Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

sexta-feira, 22 de outubro de 2010

PEIXE NA MERENDA ESCOLAR, POR QUÊ NÃO?





Criançada degustando peixe na merenda




Bolinho de Peixe





Filé de peixe
A Secretaria de Educação de Ijuí-RS, incluiu o filé de peixe na alimentação dos estudantes. O alimento é oferecido nos almoços servidos nas escolas de educação infantil e ensino fundamental de turno integral. O filé adquirido é de tilápia, que não contém espinhos.

O alimento está incluído na relação de produtos destinados à compra da agricultura familiar, fazendo parte da pauta dos 23 itens já comprados diretamente de produtores e cooperativas.

Conforme a nutricionista da Smed, Sandra Link, a aceitabilidade dos alunos ao novo alimento foi a melhor possível, sendo muito bem recebido e degustado.
.............................................................................................................................................................
Obs.: Comentários de Rosil do Pilar: Olha que idéia iluninada para os municípios do Litoral, por quê não fazermos o mesmo aqui em Antonina, com as nossas escolas municipais? A exemplo do que já vem acontecendo com a inclusão dos nossos produtores do Cachoeira, que já servem as nossas escolas, com produtos mais baratos, frescos e da região. Diante disso, bem que poderia ser feito a mesma coisa com a nossa Colônia de Pescadores e a Cooperativa de Pescados de Antonina, a merenda escolar ficaria mais rica em nutrientes e muito mais barata, com Filé de Peixe sem espinhas é claro. Lembramos que a maioria de nossas crianças já são tradicionalmente apreciadoras de pescados em suas casas, principamente as do Portinho, Pita e Tucunduva. Eis uma boa idéia para o nosso Prefeito Canduca e nossos vereadores, principalmente o meu amigo vereador Hélio de Freitas, que já é da área. Imaginem, será mais dinheiro nas mãos de nossos pescadores e mais saúde em nossas escolas. Pensem nisso!

4 comentários:

CELSO WISTUBA disse...

Rosil,

Essa possibilidade pode se tornar real desde que o pescado tenha o histórico de procedência e tenha o carimbo de qualidade sip,(Serviço de Inspeção do Paraná)exigido pela Vigilância Sanitária ,para só assim poder ser comercializado com prefeituras e ser inserido no cardápio da merenda escolar.

Em Antonina já se deu inicio a esse trabalho quando falamos de Mariscos.O Vereador Hélio vem trabalhando no projeto da Casa das Marisqueiras juntamente com a Engenheira Luzia ,para que a obra que será realizada na localidade da Praia dos Polacos, seja concebida dentro dos padrões exigidos pela vigilância sanitária
recebendo assim o carimbo CIP o que habilitaria o produto para ser comercializado direto Marisqueiras/Prefeitura .

Um abraço Tutuca.

ROSIL DO PILAR disse...

Caro amigo Celso. ótimo parabéns pelas iniciativas do nobre amigo e vereador Hélio. Continuemos trabalhando pela Classe de pescadores e por nossa Educação.Meu muito obrigado pela visita. Abç.

Anônimo disse...

A Matéria é boa, mas se demorar muito para acrescentar outra matéria também importante, o peixe pode estragar. Ok ?

ROSIL DO PILAR disse...

Calma anônimo. Se vc analisar, somos um dos poucos blogs da área que estamos atualizados, e nos próximos dias iremos atingir 10 MIL visitações, ou seja, em média temos mais de 500 visitas por dia e isso não é prá qualquer um. Meu muito obrigado por sua visita. Abç.