Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

sexta-feira, 3 de setembro de 2010

E A DRAGAGEM DO NOSSO PORTO, AGORA SAÍ ?


O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Mário Lobo Filho, anunciou a dragagem de manutenção do canal de acesso ao terminal da Ponta do Félix, em Antonina. Será estabelecida profundidade de 9,5 metros, medida que há mais de 10 anos não é alcançada naquele trecho. Atualmente a profundidade é de 7 metros. “A dragagem já deveria ter sido feita há tempos. Estamos pagando uma dívida com a cidade”, disse o superintendente.

O planejamento estratégico dos terminais portuários para os próximos 20 anos foi apresentado, nesta sexta-feira (3), por Lobo Filho no seminário Perspectivas do desenvolvimento do litoral paranaense a partir do pré-sal, em Antonina. “Com o aumento da profundidade do canal, o terminal da Ponta do Félix poderá voltar a operar com fertilizantes, por exemplo, e atender navios de açúcar com maior calado, tornando-se alternativa ao Porto de Paranaguá”, destacou Lobo Filho.

A minuta do edital de dragagem já está quase concluída. “Precisamos do licenciamento ambiental, que é o mesmo que será obtido junto ao Ibama para o Porto de Paranaguá e que acredito que devemos conseguir nas próximas semanas”, ressaltou o superintendente da Appa. A expectativa é iniciar a dragagem até o fim do ano. Após a obtenção da licença ambiental, serão lançados dois editais: da dragagem dos canais de acesso aos portos de Paranaguá e Antonina e outro edital para dragagem dos berços de atracação. O trabalho foi dividido porque as dragas precisam ser diferentes.


O terminal Barão de Teffé, como é chamado o cais público do porto de Antonina, ficará com seis metros de profundidade. Segundo Lobo Filho, não será possível aumentar a profundidade em função da existência de pedras. “Mesmo assim, o terminal poderá voltar a movimentar navios de cabotagem e também poderá operar com barcaças”, explicou o superintendente.

“Nossa projeção é para que seja aproveitada a vocação marítima e portuária que Antonina já tem para abrigar grandes empresas de fabricação de bases de exploração de petróleo. A cidade tem áreas de retaguarda próximas ao mar, abrigado e calmo, o que é uma grande vantagem no cenário do Pré Sal”, completou ele.

PONTAL DO PARANÁ – Com a baía com grande profundidade e sem necessidade de dragagem, o futuro porto de Pontal do Paraná teria capacidade para receber grandes navios petrolíferos e abrigar estaleiros para construção naval, apoio marítimo e bases de exploração do Pré-Sal.

“Temos que aproveitar as características do Estado, devido à proximidade da bacia de Santos. Atrair negócios de exploração petrolífera e de base naval para a cidade significa criação de empregos e geração de renda. O impacto positivo é muito grande, porque a economia local é fortalecida e, consequentemente, melhora a qualidade de vida das pessoas que moram na região”, contou o superintendente da Appa.

Além dos prefeitos de Pontal do Paraná, Rudisney Gimenes, e de Antonina, Carlos Augusto Machado, o evento reúniu os prefeitos de Morretes, Amilton de Paula; Guaraqueçaba, Riad Said Zahoui; e de Paranaguá, José Baka Filho. O Seminário foi promovido pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, com apoio da Appa, Prefeitura de Antonina e a Fundação Araucária.
..................................................................................................................................................................
Obs.: Comentários de Rosil do Pilar: Mario Lobo Filho, assim também falou ao vivo pela Radio Antoninense FM, onde pessoalmente o entrevistei, na oportunidade,  a única Emissora do Litoral a transmitir parcialmente o Seminário ao vivo para a nossa Comunidade. Nada mal para uma rádio com apenas 120 dias de vida.

11 comentários:

Masca disse...

Rosil.
Invenção em véspera de eleição. Os portos de Antonina sofreram na mão desse desgoverno durante 7 anos e, aos 45 minutos do 2º tempo inventam um penalti, prá "arrumar" o placar do jogo.
Enquanto não nos separarmos da administração que fica em Paranaguá, nada acontecerá, pode crer.
Os ministros vieram?
Mauricio Scarante (Masca)

Leoncio disse...

Rosil

Demagogia barata tem hora ceta para falar, isto é muito comentado somente no periodo eleitoral, os sindicatos portuarios e Antonina sofreram na pele e no bolso os desmandos da familia Requião leia-se vovo Nana e cia., agora no fim de feira vem eles pensando que o povo é burro e o nosso "Candido" prefeito entra nesta onda de falastões porque tambem é do mesmo time

Masca disse...

Rosil.
Adesivo que circula aqui em Curitiba:
"Confio meu voto no piá de prédio honesto e competente, do que num velhinho da roça traíra."
Mauricio Scarante (Masca)

Anônimo disse...

BLOG ANTONINA VIVA:
A cidade de Antonina vai estar agitada na próxima sexta-feira. É que, pela primeira vez em sua história receberá a visita de quatro ministros. Paulo Bernardo, Ministro do Planejamento; Márcio Pereira Zimmermann, Ministro das Minas e Energia; Alexandre Rocha Santos Padilha, Ministro Chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República; Sergio Machado Rezende, Ministro da Ciência e Tecnologia, confirmaram presença no Seminário Perspectivas do Desenvolvimento do Litoral Paranaense a partir do Pré-Sal”, que acontece no próximo dia 3, em Antonina.

CANDUCA 100% pergunta:
- quem faltou ao compromisso,foram os "chefes de estado",ou,a equipe "TÉCNICA",em não confirmar a presenças dos ministros e secretários de estado no evento.Novamente a ADMINISTRAÇÃO CANDUCA é motivo de chacotas a seus adversários e funcionários que sempre que podem "cospem no prato que comem".

Anônimo disse...

Presenças confirmadas?

BLOG ANTONINA VIVA:
PROGRAMAÇÃO - O seminário começará às 9 horas, com solenidade de abertura seguida da primeira mesa de debates: “O desenvolvimento do litoral do Paraná a partir do Pré-Sal”, será moderada pelo superintendente Lobo Filho e pelo secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Nildo Lübke. Como expositores estão confirmados o governador Orlando Pessuti, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Rocha Santos Padilha. É esperada a confirmação dos ministros da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende; e das Minas e Energia, Márcio Pereira Zimmermann.
P R E S E N Ç A S C O N F I R M A D A S!!!!!!!!????????????
Pelo amor de DEUS onde foi que ERREI

Anônimo disse...

Mais uma vez quiseram fazer o povo de trouxa.Mas trouxa mesmo foram eles em pensar que os Ministros viriam. Antonina continua sendo NADA. E mais trouxa ainda são os que votarem nessa turma que nem estão aí para Antonina.

Denilson Pinheiro disse...

Trocadilhos somos ovelhas sendo caçados pelo lobo... ou não passamos de chapeuzinhos vermelhos

Anônimo disse...

É Rosil, cuidado com os lobos que estão ao seu redor, principalmente nesta campanha. Veja com quem andas.......

Anônimo disse...

Rosil
Muito cuidado os crapulas ja descobriram o seu blog, fique atento ao ultimo comnetario as carniças ambulantes da nossa cidade estão rodeando

Anônimo disse...

Rosil
Muito cuidado os crapulas ja descobriram o seu blog, fique atento ao ultimo comnetario as carniças ambulantes da nossa cidade estão rodeando

ROSIL DO PILAR disse...

Meu muito obrigado pelas visitas mesmo que de anônimos. Não entendi, porque cuidado com os crápulas? A minha vida é um livro aberto.