Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

domingo, 20 de junho de 2010

VEJA O QUE O IPEM FALA SOBRE HIDRÔMETROS


Hidrômetro novo, dúvida nova

ELENI TRINDADE – JORNAL DA TARDE
Hidrômetro novo, mais gastos e mais problemas. É assim que o consumidor pensa quando o assunto é a troca do equipamento que mede o consumo de água de imóveis, que é o segundo item mais reclamado na Ouvidoria do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) no período de janeiro a julho deste ano. Foram 158 reclamações sobre o medidor.
No total, a Ouvidoria atendeu a 6.211 solicitações entre denúncias, reclamações e pedidos de informações sobre produtos, serviços e instrumentos de medição.
“Depois que as concessionárias trocam os medidores antigos, já desgastados e viciados, por novos, o consumidor toma um susto quando chega a conta no mês seguinte, pois a aferição do consumo é muito mais precisa”, explica Luiz Henrique de Almeida Silva, ouvidor do Ipem-SP. “Assim, é natural pensarem que o equipamento está com algum tipo de defeito.”
Houve 36 reprovações nas análises dos hidrômetros. Segundo Silva, elas ocorreram porque estavam medindo o consumo “a favor do consumidor”, ou seja, menos do que o consumo real.
Quando isso acontece, a concessionária faz a troca do equipamento sem custo para o consumidor e sem cobrança retroativa. “Nenhum dos hidrômetros analisados estava medindo água de forma a prejudicar o consumidor”, afirma o ouvidor do Ipem.
De acordo com a Sabesp, o setor de atendimento ao consumidor da empresa praticamente não recebe queixas sobre hidrômetros. A concessionária informa, ainda, que todos os hidrômetros novos passam por rigorosos ensaios fiscalizados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) quando saem das fábricas. Portando, segundo a empresa, é normal que, com o decorrer do tempo e com o uso, as partes internas do equipamento se desgastem e passem a marcar menos. É quando a troca é necessária.
Há dois tipos de substituição: corretivas, quando é constatado o mau funcionamento, quebra, vandalismo ou fraude no equipamento; e preventivas, que levam em conta o tempo de instalação do medidor e o volume de água registrado.

Colaboração: ANSELMO FERNANDES

...................................................................................
NB.: Comentários de Rosil: E o SAMAE de Antonina, o que fala sobre isso?
Por causas de falta de explicações lógicas da autarquia diante a tantas reclamações das faturas exageradas do SAMAE, um cidadão popularmente conhecido como "Galo Cego" lá do Bairro da Penha, fez um abaixo assinado com centenas de assinaturas e deu entrada no Ministério Público de Antonina contra a Autarquia,será que o IPEM poderá ajudar, com as explicações acima? Eu ainda sou a favor da criação do Conselho de usuários do SAMAE conforne já está previsto na Lei de sua criação há 50 anos.

4 comentários:

Anônimo disse...

SAMAE - sinonimo de cabide de emprego e desrespeito ao usuario.
Nem sequer atendem a Lei de Defesa do Consumidor, legislação ultrapassada (decada de 70), se modernizem no atendimento e não na cobrança, qdo prestarem um serviço adequado pagaremos com prazer.Não podem querer escalpelar os capelistas para poder criar cargos comissionados e manter beneficios escabrosos. PARE SAMAE, crie vergonha na cara. Será que tem alguem que acredita em voces??? Esta na hora de um plebiscito!!!! Vamos MUDAR, porque do jeito que esta, NÂOOOOOOOOOO

Anônimo disse...

ALÉM DE SÃO PAULO, CURITIBA TAMBÉM APRESENTOU A MESMA SITUAÇÃO COM A SANEPAR, VEJA A MATÉRIA PARA FINS DE ANÁLISE, QUE O SR. ROSIL POSSUI, POIS ENVIEI PARA ELE:
MATÉRIA DA GAZETA DO POVO EM 2008
Troca de relógio duplicou a conta, dizem consumidores
Publicado em 06/10/2008 | Estelita Hass Carazzai.....
(ROSIL FAVOR PUBLICAR NA SEQUÊNCIA)........
PARECE QUE NESSA MATÉRIA AQUI E NA OUTRA, EXISTEM SEMELHANÇAS QUE O IPEM ESTÁ DEFENDENDO, ISTO É, CONSIDERA QUE OS HIDRÔMETROS NOVOS ESTÃO CORRETOS.
Anselmo Fernandes

Anônimo disse...

Você deve estar pleiteando uma vaguinha no Samae para estar puxando tanto o saco. Vamos mudar o nome do Blog para o Ponto de Vista do Samae. Vamos Postar matérias mais interessantes Sr. Rosil sabemos que vc é capaz.
Quem quer saber sobre Hidrômetro.

ROSIL DO PILAR disse...

Querido(a) amigo(a) Anônimo. Antes de mais nada é bom ler melhor a matéria em pauta até o final e veja que a colaboração é do Sr Anselmo Fernandes, e não minha. Não preciso puxar o saco de ninguém. Autalize-se e veja que a população está em pavorosa contra o SAMAE e tem reclamações até no Minitério Público. Então eis a importancia dos nossos comentarios O Povo Quer saber sobre os HIDRÔMETROS. Abraço, Jujúzinho.