Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

FESTA DO CARANGUEJO JÁ VIROU TRADIÇÃO


O final de semana foi muito animado em Antonina,desde sexta feira(04/02) no litoral do Paraná. A primeira Festa do Caranguejo do município, proporcionada pela prefeitura local, seguiu até domingo.

Quem participou da festa, além de aproveitar o tradicional e saboroso caranguejo da região, pode curtir o aquecimento para o Carnaval da cidade. A expectativa da prefeitura é que pelo menos 12 mil caranguejos fosse comercializados durante a festa, que acontece ao lado do Mercado Municipal de Antonina, numa grande tenda com direito a palco para apresentação das músicas de carnaval

A festa aproveita o período de defeso do caranguejo, cuja captura fica parcialmente liberada entre o começo de dezembro e o final de março, conforme explica o prefeito de Antonina, Carlos Augusto Machado.

“Temos um respeito e cuidado muito grande com o caranguejo. O consumo elevado nessa época não chega a dar desequilíbrio, pois a orientação é que apenas animais machos e acima de determinada medida (seis centímetros de carcaça) sejam capturados”, explica. Caranguejos abaixo dessa medida são devolvidos ao mangue.

Pontapé

O evento, que contou com o apoio do Ministério do Turismo, Governo do Estado, promovido em parceria com as escolas de samba e blocos carnavalescos de Antonina, terá ainda apresentação de artistas locais, blocos carnavalescos, baterias das escolas de samba de Antonina e baile popular.

“A festa foi como um pontapé para a abertura do Carnaval em Antonina. Trata-se de um evento que será abrilhantado pelos artistas locais. O palco será tomado, entre outras atrações, pela filarmônica antoninense, que vai fazer uma composição especial para esse Carnaval”.

Comerciantes da cidade, principalemente dos do Mercado Municipal ficaram animados com a possibilidade de aumento das vendas durante o final de semana. “A festa representou muito para os empresários. É o momento das pessoas experimentarem as melhores receitas feitas com esse produto de Antonina”, afirma Joaquim Ferreira dos Santos Filho, proprietário de um restaurante no Mercado Municipal da cidade. Segundo ele, a expectativa é que o movimento aumentasse cerca de 70% durante a festa.

Incentivo

O prefeito de Antonina explicou que o caranguejo foi vendido em barracas pelas próprias escolas de samba envolvidas com o Carnaval. “A festa vai proporcionar maior renda para as escolas de samba e para os blocos de Carnaval. Trata-se de um incentivo para geração de renda, que servirá para financiar parte da festa do próximo mês”, Carlos Augusto Machado, Prefeito de Antonina.


3 comentários:

Anônimo disse...

Tem de melhorar muito!
Organização... zero!
Divulgação... zero!
Atendimento... zero!
Cachaçada... dez!
Carangueijo? ...sumiu!

Anônimo disse...

Eu lembro que já teve Festa do Caranguejo no Mercado. Quem foi que fez ? Como pode esta ser a primeira.

Anônimo disse...

não falem em caranguejo que só anda pra t.... é festa do siri....