Uma história feita de almas de artistas
Diz a canção: os aplausos confundem a alma de quem pisa o palco. Para ir aonde o povo está, todo artista está sempre de partida, mesmo que não tenha para onde ir. Há vinte anos, a trupe organizada pela UFPR aporta em Antonina. Saltimbancos mambembes, chegam felizes. Partem cheios de saudades.
E, assim, de chegadas e partidas, o Festival de Inverno fez sua história. Várias pessoas, em oficinas, espetáculos, apresentações de rua, debates sobre cultura e arte, exposições, foram deixando um pouco da sua pele pelos palcos, pelas ruas, pelas praças e debaixo de lonas em Antonina. O Festival cresceu feito de almas de artistas. E cada um deles contribuiu para esta história: a história do maior festival multicultural do Paraná e um dos maiores do Brasil. Mas que começou, como tudo, pequeno.
Agora, olhando para trás é hora de agradecer a cada ministrante de oficina, a cada músico, ator, artista plástico, artesão, professor, aluno, servidor técnico-administrativo da UFPR e cada morador de Antonina que contribuiu neste caminho. Ver o que foi feito enche o coração de alegria. Descobrir os frutos na cidade, os artistas que surgiram em Antonina e que hoje fazem parte do festival produz, um forte sentimento de missão cumprida.
Mas as idas e vindas deste tempo apontam para o futuro. O Festival muda a cada descida para o litoral. E vai continuar mudando nas próximas edições. Todo artista se reinventa cotidianamente. O Festival também está sendo cotidianamente reiventado. A mudança deve ser a tônica das próximas edições, ampliando a área de abrangência e o formato das atividades realizadas.
Esta história em contínuo movimento não acabou.Todo ano, na hora de partir, começamos a pensar na hora de voltar. E sempre com muita energia e vitalidade, fruto da paixão da comunidade da UFPR pela vida acadêmica, reforçada pela participação estusiasmada do povo de Antonina.
Zaki Akel Sobrinho - Reitor da UFPR
2 comentários:
Rosil
Realmente o Festival faz a diferença.
Adoro o Festival de Inverno
Um abraço
Luzia
Valeu minha amiga Luzia. Obrigado pela visita e vamos curtir o Festival, pois são poucos dias. Abraço.
Postar um comentário