Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

POLUIÇÃO VISUAL DA ABPF ATÉ QUANDO ?

Máquina e vagões poderiam ser explorados turisticamente, mas estão deteriorando e virou "ninho" de nóias 

O que poderia ser explorado como um ponto turístico no município de Antonina, no litoral do Paraná, está jogado às traças. O trem, que fica próximo à antiga estação, sofre com a falta de manutenção e com a ação de vândalos. Nos vagões, o que se vê é sujeira, pichações, vidros quebrados e descaso.

O aposentado Bianor da Silva lamenta ver esses bens depredados. Para ele, seria interessante que o trem e os vagões fossem recuperados. “Acho que seria muito bom se fizessem uma reforma. Nossa cidade tem poucos atrativos e quando poderia fazer uso de um, não pode. Do jeito que está não tem condições. A prefeitura deveria fazer algo para recuperar esse trem. É triste passar por aqui e ver essa cena”, afirma.

A dona de casa Celina Santana avalia que uma reforma poderia deixar a cidade até mesmo mais alegre. “Acho o trem bonito, pois lembra um tempo que não volta mais. Tinham que dar um jeito e fazer uma limpeza grande, pois as pessoas iriam visitar esse local. Quando passo por aqui, fico com a sensação de abandono”, conta.

Impedimento

O diretor de turismo do município, Cézar Broska, informa que a locomotiva não pertence a Antonina, mas sim à Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), e que a cidade está impedida legalmente de mexer no trem.
Broska, a exemplo dos outros entrevistados, também acha que o turismo poderia ser explorado se houvesse reparos nos veículos. “Seria ótimo que o trem estivesse limpo e arrumado, pois muita gente vem até aqui para tirar fotos. Recentemente, nós organizamos um mutirão de limpeza, tirando, inclusive, pichações. Porém, alguns desocupados utilizam os vagões para consumo de drogas e acabam vandalizando e sujando tudo de novo. A gente até queria fazer reparos, mas não podemos. É uma pena”, comenta. A reportagem de O Estado entrou em contato com a ABPF para explicações, mas não conseguiu falar com os responsáveis.
Fonte: ParanáOline

.................................................................................................................................................................
Obs.: Comentários de Rosil do Pilar: Nós já denunciamos isso aqui em outras postagens. E opior é que  desde 2005, estes equipamentos da ABPF estão aí poluindo visualmente um de nossos principais cartões postais, que é a Estação Ferroviária. SOLUÇÃO, já que nem o Município e nem o Estado consegue localizar os responsáveis, a Secretaria Municipal de Turismo, pode expedir e publicar um Edital de Chamamento Público, à ABPF dando-lhes o prazo de até 72hs, após a data de sua publicação em veículos de comunicação de grande circulação,  para que retirem tudo da Estação(dentro e fora). O não atendimento, após as devidas análises jurídicas, a Prefeitura pode e deve, retirar todos aqueles equipamentos dalí. Vai dar um trabalhão danado, mas conseguem, se quiserem...

3 comentários:

Anônimo disse...

E O HISTÓRICO HOSPITAL SILVIO B. LINHARES, ESTE PRÉDIO NÃO É HISTÓRICO E VÃO DEMOLIR ? POR QUE A POPULAÇÃO É TÃO PASSIVA, VÃO DEMOLIR UM PRÉDIO PÚBLICO PARA CONSTRUIR UM NOVO, QUANDO ESTE PODERIA SER APROVEITADO PARA OUTRA ATIVIDADE E O NOVO PRÉDIO DO HOSPITAL PODERIA SE CONSTRUIR EM QUALQUER OUTRO LUGAR DESAPROPRIADO PELA PREFEITURA. TEM ALGUMA COISA ERRADA. DAÍ TEMPORARIAMENTE ALUGAM OUTRO LOCAL PARA SERVIR DE HOSPITAL COM ALUGUEL ACIMA DO PREÇO DE MERCADO. PÔ, ASSIM FICA MUITO FÁCIL, POIS O DONO DESTE HOSPITAL MATERNIDADE PODE COBRAR O PREÇO QUE BEM ENTENDE ? CADÊ A AVALIAÇÃO FEITO POR UMA COMISSÃO. O PREÇO DO ALUGUEL É DE MERCADO ?
POR QUE A POPULAÇÃO FICA ASSISTINDO DE CAMAROTE TUDO ACONTECER. E OS VEREADORES, E O CONSELHO MUNIIPAL DE SAÚDE, COMO É QUE PODE PERMITIR TUDO ISSO ?

Anônimo disse...

a linha é federal e aquelas peças de ferrovia tem dono, o dono é o IPHAN. esses caras que hoje dirigem essa tal de abpf são negligentes, relaxados e incompetentes. nunca aparecem aqui..

Anônimo disse...

Lá na página do Bó tem um sujeito (Dieter) respondendo em nome da abpf sobre o abandono dos trens. Parece que tá dizeno que a culpa é da Prefeitura. Isso tamém é demais!!! Precisava lustrar a cara desse sujeito.