Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

CENTRO HISTÓRICO DE ANTONINA COM CARA NOVA


Preservar um belo patrimônio histórico e, de quebra, conseguir atrair mais turistas. Este é o objetivo da Prefeitura de Antonina, no litoral do Estado, ao recuperar a fachada de 65 imóveis antigos, alguns deles de suma importância para o município, como o edifício da própria prefeitura - onde há relatos que o então imperador Dom Pedro II passou a noite quando visitou a cidade - e o Teatro Municipal, construído em 1875.

A ação contou com apoio do governo do Estado. Para readequar os casarões, foram gastos pouco mais de R$ 200 mil e o trabalho levou 180 dias para ser concluído.

De acordo com o responsável pelo setor de Cultura da prefeitura, Robison Luiz Marcianiki, outras ações com o objetivo de preservar o Centro Antigo da cidade estão sendo tomadas.

“Entramos com o pedido de tombamento deste espaço como uma maneira de cuidar da nossa história. Já foi feito o inventário. O processo vai demorar um pouco, mas vai sair. Com a ajuda do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) Cidades Históricas, vamos fazer o cabeamento subterrâneo para acabar com a poluição visual”, informa.

Arquivo

Além da recuperação e preservação das fachadas históricas, Marcianiki conta que a prefeitura está trabalhando, junto ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), para a construção de um Arquivo Público e de um Parque da Leitura.

“O Iphan já recuperou papéis e documentos antigos e vai investir na construção do Arquivo Público. Também estamos em fase final da construção de um espaço cultural, que vai reunir uma biblioteca, já inaugurada, uma praça de esportes e uma praça para leitura. Falta apenas autorização para licitação. Tudo deve custar R$ 1,4 milhão”, comenta.

Destino

Marcianiki acredita que todo esse projeto, a começar pela recuperação das fachadas, deve fazer de Antonina um destino para quem gosta de fazer turismo cultural.

“Estou certo que estas ações vão influenciar no turismo na cidade. Esta repaginação do nosso Centro Histórico vai melhorar o que temos de bom. Espero sim que haja aumento de turistas interessados em conhecer arquiteturas históricas”, afirma.

COMERCIANTES ANIMADOS...


Muitos dos imóveis que tiveram a fachada recuperada são comerciais. Um desses espaços pertence ao comerciante Atef Tassi, que possui uma loja de roupas. Ele revela ter gostado dessa mudança.

“Ainda precisamos melhorar muita coisa na nossa cidade, mas acredito que essa recuperação é um ótimo ponto de partida”, diz. Segundo ele, a fachada de sua loja ficou ótima. Em conversas com turistas, Tassi percebeu que eles também gostaram da mudança. “Ficou melhor do que era antes. Vejo também que outros comerciantes estão bastante animados. Acredito que essa melhoria vai fazer com que todos passem a cuidar melhor do patrimônio que possuem”, opina.

O farmacêutico André Luiz Picanço Carraro, que conserva sua farmácia com um visual antigo, faz coro em relação às melhorias que as fachadas trouxeram para cidade. “Antes a gente via as fachadas abandonadas, sujas e tinha a sensação de abandono. Agora esta situação se inverteu”, afirma. “Meu estabelecimento, por conta de seu jeito de farmácia do tempo em que se escrevia com “ph’, já era um ponto turístico e acredito que isso pode aumentar. De um modo geral, a cidade ganha mais um impulso para atrair o turista”, avalia.
Fonte:ParanaOline



7 comentários:

Anônimo disse...

E O HISTÓRICO HOSPITAL SILVIO B. LINHARES, ESTE PRÉDIO NÃO É HISTÓRICO E VÃO DEMOLIR ? POR QUE A POPULAÇÃO É TÃO PASSIVA, VÃO DEMOLIR UM PRÉDIO PÚBLICO PARA CONSTRUIR UM NOVO, QUANDO ESTE PODERIA SER APROVEITADO PARA OUTRA ATIVIDADE E O NOVO PRÉDIO DO HOSPITAL PODERIA SE CONSTRUIR EM QUALQUER OUTRO LUGAR DESAPROPRIADO PELA PREFEITURA. TEM ALGUMA COISA ERRADA. DAÍ TEMPORARIAMENTE ALUGAM OUTRO LOCAL PARA SERVIR DE HOSPITAL COM ALUGUEL ACIMA DO PREÇO DE MERCADO. PÔ, ASSIM FICA MUITO FÁCIL, POIS O DONO DESTE HOSPITAL MATERNIDADE PODE COBRAR O PREÇO QUE BEM ENTENDE ? CADÊ A AVALIAÇÃO FEITO POR UMA COMISSÃO. O PREÇO DO ALUGUEL É DE MERCADO ?
POR QUE A POPULAÇÃO FICA ASSISTINDO DE CAMAROTE TUDO ACONTECER. E OS VEREADORES, E O CONSELHO MUNIIPAL DE SAÚDE, COMO É QUE PODE PERMITIR TUDO ISSO ?

Anônimo disse...

Rosil

Acabou a moleza agora voçe voltou ao trabalho ( sgunda a sexta) periodo integral.
é brincadeira he he he tenha um feliz regresso

Anônimo disse...

Agora é pra valer!Quem não limpar o terreno vai ser multado. É o que prevê uma lei municipal, que começou a valer hoje em Maringá. Antes a prefeitura só cobrava pela limpeza dos terrenos abandonados. Agora, o dono do imóvel vai ter que pagar duas vezes.
Bem que poderiam fazer essa lei aqui em Antonina, mas com multa muito grande para ver se aprende, como no caso dos terrenos do Matarazzo, do Zugmann, do falecido Roberto de Abreu, pelos seus herdeiros, e tantos outros que enfeiam a cidade.

Anônimo disse...

Cadê o nosso Código de Posturas, lá também está previsto esta multa, mas não tem fiscalização.
Aliás mato na rua é coisa que não falta em Antonina e descobrimos porque tem mato nas calçadas, sabe por que. Ele serve para limpar as bostas de cachorro, quando pisamos, por isso parem de reclamar.A prefeitura está certa deixa o mato crescer para limpeza dos sapatos das pessoas que pisam na merda deixada pelos cachorros.

Anônimo disse...

e quem vai multar a prefeitura pela lixaiada na rua, até em sábado e domingo 'enfeitando' a entrada da cidade.... em morretes, tem gari e caminhão de lixo na limpeza até no domingo, logo de manhazinha (eu vi)

Anônimo disse...

Digam o que disserem, mas... dá saudade dos tempos da MUNIRA!

Anônimo disse...

Tem duas oficnas lanterneira que deixa uma porcão de sucata enferrujada e carros batidos justamente na entrada da cidade e na faixa pública de terreno.

Podiam seguir o exemplo do depósito de papel para ser reciclado que escondeu a feiura do lugar, construindo muro.