Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

É POSSIVEL A INSTALAÇÃO DE INDÚSTRIA METAL-MECÂNICA EM ANTONINA

O superintendente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Mário Lobo Filho, recebeu na tarde desta quinta-feira (11) na sede do Porto de Paranaguá o estudo de viabilidade técnica e econômica (EVTE) para a instalação de um estaleiro naval e de uma fábrica de tancagens, em Antonina. O estudo foi apresentado pela empresa Vetor Tecnologia, sediada em São José dos Pinhais, e que já realiza trabalhos no litoral do Paraná.

“Este é um dos primeiros arrendamentos desta natureza no País e a possibilidade de Antonina receber um empreendimento deste tipo é um marco na história do Porto”, afirmou o superintendente. De acordo com o diretor da Vetor Tecnologia, Lauro Mathias Neto, o estudo foi elaborado nos moldes exigidos pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

“O estudo demonstra a viabilidade de instalação de uma indústria metal-mecânica e de reparos navais em Antonina. Com isso, poderemos atender toda a demanda portuária existente hoje em serviços desta natureza, além das demandas futuras com a exploração do pré-sal”, explicou Mathias Neto.

Para Lobo Filho, a demanda apresentada pela Vetor Tecnologia vem ao encontro da vocação portuária já identificada em Antonina. “Já identificamos a vocação de Antonina para receber indústrias de reparos navais. E é importante ressaltar que este é o primeiro estudo de viabilidade técnica e econômica que recebemos aqui na Appa. Trata-se de uma forma mais transparente de fazer arrendamentos na área do Porto, seguindo as normas e determinações da Antaq”, explicou o superintendente.

“Não existem investimentos deste tipo no Litoral do Paraná. Já atendemos obras em toda a região, mas, com uma sede instalada, poderemos gerar mais empregos e não somente contratos temporários”, explica Mathias Neto.

Para o diretor do Porto de Antonina, Paulo Rocha, a instalação de uma indústria metal-mecânica na cidade atende perfeitamente às demandas do porto. “Temos localização estratégica e áreas ociosas para receber este tipo de empreendimento. Além disso, trata-se de uma atividade completamente limpa, sem impactos ambientais”, destacou. Com a instalação da empresa, Rocha explicou que a expectativa é que sejam gerados 250 empregos diretos e outros 250 indiretos na cidade.

TRAMITAÇÃO – Uma vez entregue o estudo, a Appa irá alimentar o sistema da Antaq e responder a questionário de verificação. Se forem atendidas todas as solicitações da Agência, a Appa recebe autorização para licitar a área pleiteada. De acordo com a Vetor Tecnologia, caso vençam o processo licitatório, a indústria deve estar instalada em Antonina no prazo de um ano.
Fonte: AEN

2 comentários:

Masca disse...

Rosil.
É uma notícia muito boa prá Antonina, mas é preciso que o novo governo estadual que assume esteja em sintonia, senão corremos o risco de ser atrapalhados no projeto maior que é o de Desmembramento das Administrações. Este Governo que sai, não fez nada durante 8 anos de benefício a Antonina, agora no afogadilho quer deixar a "casa" em reforma. O novo governo que assume precisa saber se essa "melhoria" é boa, ou não.
E, tem mais, precisa-se saber quem vai ocupar a direção da "casa" do porto de Antonina, tem a capacidade técnica de gestão como base de perfil, pré-requisito da equipe do governador Beto Richa.

Mauricio Scarante (Masca)

orlandinho disse...

Esta notícia vem a reforçar o que EU tenho dito as pessoas,ou seja,o Porto hoje é uma realidade, e os investidores/empreendedores,perceberão que o Antonina é viável e que uma nova política só virá a fortalecer.