Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

ANTONINA PODERÁ PARTICIPAR DESTE PROGRAMA E ECONOMIZAR PARA COMPRAR EQUIPAMENTOS PARA O NOVO HOSPITAL ?



GUARAQUEÇABA SAI NA FRENTE ...

Guaraqueçaba é a primeira do Litoral a receber médicos cubanos
Guaraqueçaba será a primeira cidade do litoral do Paraná a receber médicos cubanos do programa Mais Médicos. O município receberá três profissionais em dezembro.
Seis das sete cidade da região solicitaram médicos ao programa: Antonina (6), Guaraqueçaba (3), Guaratuba (6), Matinhos (1), Morretes (4) e Pontal do Paraná (4). A prefeitura de Paranaguá informou que se inscreveu no programa, mas a solicitação do município não aparece na página do Ministério da Saúde.
 
Na próxima semana chegam ao Paraná mais 104 médicos de Cuba para atender 56 municípios –  18 que já foram contemplados na primeira fase e 38 novos. Com esta segunda fase, serão 24 médicos do programa no Estado
 
Em todo o Brasil, 3 mil médicos cubanos estão recebendo treinamento para irem a campo nos próximos dias. O grupo que atuará no Paraná faz curso em Brasília, e chegará em Curitiba em dois voos, nos dias 2 e 3 de dezembro. O cronograma prevê que os médicos comecem a atuar no dia 9.
 
O programa passou por alguns ajustes para que a ambientação dos médicos ocorra de modo mais rápido. O tutor do Mais Médicos no Paraná, o médico cardiologista Edevar Daniel, deu entrevista á jornalista Rosana Félix, da Gazeta do Povo e explicou os municípios beneficiados nesta fase foram avisados com antecedência. “Da outra vez as cidades foram avisadas em cima da hora, e isso dificultou a recepção dos médicos”, disse. Mesmo assim podem ocorrer atrasos no início das atividades. “É um programa para todos, e muitos municípios vão participar pela primeira vez. Às vezes é preciso fazer algum ajuste”, explicou Daniel ao jornal.
 
Leia outros trechos da reportagem de Rosana Félix:
 
Outra mudança está ocorrendo no treinamento: os médicos já receberam tablets com informações do Ministério da Saúde e os protocolos de atendimento médico praticados no país.
 
Segundo Edevar Daniel, o programa está transcorrendo sem problemas no Paraná. “Não tivemos conhecimento de nenhum problema de atendimento ou de receituário. Os médicos estão atendendo bem a população, que está se mostrando satisfeita com o programa”, afirma o tutor. Em cada município, há um supervisor responsável por avaliar e fazer um relatório da atuação dos profissionais do Mais Médicos.
 
Novo edital
 
O Ministério da Saúde deve publicar em dezembro um novo edital convocatório para o Mais Médicos. Com a chegada dos profissionais cubanos, haverá 6,6 mil médicos em atuação em todo o Brasil. Daniel estima que haverá um grande número de interessados, já que muitos estudantes estarão se formando e terão no programa uma chance de atuar na área. “Inicialmente os municípios paranaenses pediram cerca de mil profissionais. Acho que chegaremos perto desse número, com 800 a 900 médicos.”
 
Os profissionais recebem bolsa de R$ 10 mil por mês e ajuda de custo pagos pelo ministério. Os municípios devem garantir alimentação e moradia aos selecionados. Os médicos cubanos recebem diretamente da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), que fica com uma parte do dinheiro repassada pelo Brasil.
 
Fonte: Ministério da Saúde e Gazeta do Povo/Rosana Felix
Edição: Correio do Litoral.com

Nenhum comentário: