Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

domingo, 15 de abril de 2012

POLITICOS NOVOS E VELHOS DISCURSOS...





Essa introdução me veio a propósito de campanhas políticas a de 2012 já em vigor total aqui em Antonina e no Litoral - e das posturas, comportamentos, atitudes e, principalmente, discursos “antigos” da maioria dos políticos.

A primeira reflexão: os políticos de um modo geral não estão conseguindo ler o cenário atual, muito menos saber o que a sociedade pensa. Ao contrario estão insistindo na adoção de práticas jurássicas de três ou quatro décadas passadas.

Não conseguem ter a visão do cenário onde atuam. Não interpretam as posturas da sociedade moderna. Vêem a árvore, mas não vislumbram a floresta onde ela esta fincada.

Falam com o eleitor como se ele não fizesse parte da sociedade. Até o confunde. Ou é estratégico ou falta de conhecimento e competência. Fico com a segunda opção, sem pestanejar.

Não tem a capacidade de observar os detalhes. A curiosidade sobre o comportamento e as mudanças de atitudes da sociedade está sempre desfocada.

Os políticos, principalmente os que tradicionalmente sempre estiveram no poder por várias vezes, raciocinam como se as transformações ocorridas na sociedade nos últimos vinte anos não tivessem impactado na conscientização política dos cidadãos e cidadãs do rincão onde estão. E eles, os “caciques” acham e tem a controversa ilusão que ainda comandam, como antes, a vontade de cada um dos eleitores.

O mais grave, contudo é a desconstrução, a pretensão do poder de desmoronar adversários, com discursos retrovisores e de pessimismo acachapante.

O que muitos não sabem é que a sociedade, ao longo dos anos e a partir da sofrência, aprendeu a ouvir seletivamente. Ela não aceita mais a construção de lideranças sobre os supostos e inexistentes escombros dos adversários.

Que o saldo dos resultados da última campanha – a de  2010 - decididos pela sociedade a partir do rugir das urnas sirva de lição para a classe política e para todos aqueles que giram em torno dela.

As transformações que aconteceram nos últimos vinte anos no cenário e na postura dos cidadãos e cidadãs do nosso país, nosso Estado e dos nossos municípios ainda não foram percebidas por muitos.

A ambição de ter o poder pelo poder ofusca a mente desses senhores que ainda raciocinam em feudos – superficiais ou inexistentes – e como comandantes de rincões, aonde a conscientização política chegou e eles não se deram conta.

Ainda bem que a população (eleitores) está mais esperta. Aposta em primeiro lugar numa liderança nova, de novo estilo e sem os vícios do passado (difícil)  ou fica tudo como está.
BOM DOMINGO A TODOS...

8 comentários:

Anônimo disse...

Canduca é o novo, os demais são obsoletos. Rosil copiei lá do blog do jekiti.

CANDUCA É REELEITO?

Assim essa foi a ordem no BcF com 1123 votos:

Canduca – 427 votos (38,02%)
Luís Polaco – 209 votos (18,61%)
José Paulo – 189 votos (16,83%)
Jefferson Fonseca – 88 votos (7,84%)
João D'Homero – 82 votos (7,30%)
Mônica – 64 votos (5,70%)
Professora Vanda – 42 votos (3,74%)
Fernando Matarazzo – 22 votos (1,96%)

E essa foi a ordem da enquete do blog Mundo Capelista com 643 votos:

Canduca (PSD) - 225 votos (34%)
José Paulo (PMDB) - 126 votos (19%)
Luís Polaco (PR) - 121 votos (18%)
Mônica (PSDB) - 69 votos (10%)
Jefferson Fonseca (DEM) - 53 votos (8%)
João D’Homero (PSC) - 21 votos (3%)
Professora Vanda (PT) - 16 votos (2%)
Fernando Matarazzo (PTdoB) - 12 votos (1%)

Uma enquete de opinião pública, sobre qualquer questão, depende da informação ter chegado às pessoas. Fazer uma pesquisa de opinião em Antonina sobre os conflitos ideologicos dos blogueiros neste momento não dará nenhum resultado, mesmo que parte das pessoas marque uma resposta. Da mesma forma, quando a informação a ser pesquisada é restrita, a enquete não testa opinião pública. Por exemplo: você acha que o Bó vai aumentar, diminuir ou deixar as críticas ao Governo ANTONINA VIVA?

O processo básico para que uma enquete eleitoral traduza o que pensa a opinião pública é que o "jogo de coordenação" (expressão técnica) tenha se desenvolvido. Num processo eleitoral, a opinião das pessoas vai se formando em contato com a opinião de outras pessoas. Elas recebem informações dos candidatos e dos meios de comunicação e conversam entre si. É esse processo de tomada de decisão, a partir das conversas entre as pessoas, o que se chama de "jogo de coordenação".

Os fatos eleitorais vão afetando essa opinião pública, mantendo ou alternando tendências. Dessa forma, as enquetes divulgadas nestes meses falam da opinião pública antes do "jogo de coordenação". Os candidatos, em suas campanhas, vão influenciando esse "jogo" de maneira a que as conversas estimuladas pela propaganda, direta e indireta, produzam, no final, decisões a seu favor. E as enquetes, que no início apenas faziam diagnóstico, no final passam a fazer prognóstico. Como os fatos eleitorais são feitos pelo Canduca e os diagnósticos das enquetes os com mais de 30%, o prognóstico de uma reeleição traquila esta se materializando.

Canduca nunca mais disse...

Canduca está pagando bem os seus proxenetas para ficarem o dia todo nos blogues clicando nas enquetes. Quero uma boquinha dessas.

Anônimo disse...

Sr. Rozil, amigo de guerra da Mônica, é impressão minha ou na verdade a Mônica não tem nenhum bloguista que a defenda na internet. São todos analfabetos ? Dizer que são pobres e não possuem acesso a internet, é coisa prá boi dormir. Por favor, ainda estou indeciso para votar, preciso que alguém defenda a Mônica ou tudo que estão dizendo é verdade ?

ROSIL DO PILAR disse...

Ao anônimo das 12:40 de hoje. Quem sou eu pra defender ou acusar alguem. Os mesmos que se engalfinham hoje, estavam abraçadinhos ontem. Assim caminha a politica em Antonina, quem te chama de irmão agora, poderá pedir exame de DNA amanhã, só pra tirar vc da herança. A verdade é uma só, o resultado das URNAS. E quem souber atuar melhor aganha o Oscar. Rsrsrsssr.

orlandinho.pps23 disse...

sábio o seu comentário,Rosil,porisso devemos tomar muito cuidado para não caírmos de novo na armadilha,pois ela está sendo armada de novo.Tomem muito cuidado com os convites até o fim do ano,"quem avisa,amigo é.

Anônimo disse...

Enquanto vcs ficam se enganando com enquete em blog, a Mônica vai ganhar as eleicoes, e vc rosil trairá, como fica.

Anônimo disse...

Colbert: - Para arranjar dinheiro, há um momento em que enganar o contribuinte já não é possível. Eu gostaria, Senhor Superintendente, que me explicasse como é possível continuar a gastar quando já se está endividado até o pescoço?

Mazarino: - Um simples mortal, claro, quando está coberto de dívidas, vai parar à prisão. Mas o Estado é diferente! Não se pode mandar o Estado para a prisão. Então, ele continua a endividar-se? Todos os Estados o fazem!

Colbert: - Ah, sim? Mas como faremos isso, se já criamos todos os impostos imagináveis?

Mazarino: - Criando outros.

Colbert: - Mas já não podemos lançar mais impostos sobre os pobres.

Mazarino: - Sim, é impossível.

Colbert: - E sobre os ricos?

Mazarino: - Os ricos também não. Eles parariam de gastar. E um rico que gasta faz viver centenas de pobres.

Colbert: - Então, como faremos?

Mazarino: - Colbert! Tu pensas como um queijo, um penico de doente! Há uma quantidade enorme de pessoas entre os ricos e os pobres: as que trabalham sonhando enriquecer e temendo empobrecer. É sobre essas que devemos lançar mais impostos, cada vez mais, sempre mais! Quanto mais lhes tirarmos, mais elas trabalharão para compensar o que lhes tiramos. Formam um reservatório inesgotável. É a classe média!

Anônimo disse...

LULA da SILVA- O "CUMPANHEIRO"

LULA, segundo a famosa Revista Americana FORBES, o PATRIMÕNIO dele já chega a2 BILHÕES de DÓLARES, aproximadamente 3 BILHÕES e DUZENTOS MILHÕES de REAIS.
(Forbes é uma revista de economia e finanças norte-americana, fundada em 1917 por B. C. Forbes.
Seus principais concorrentes a nível nacional são a Fortune, que, assim como a Forbes, é publicada duas vezes por semana, e a BusinessWeek.
A revista é mais conhecida por suas listas, como a lista das pessoas mais ricas do mundo.)

Já o LULINHA filho do LULA era até pouco tempo atrás funcionário do Butantã/SP, com um salário (já na peixada política) de R$ 1.200,00, e que recebeu, sem nenhuma justificativa, um presente da TELEMAR no valor de
5 milhões de Reais, e hoje é proprietário de uma fazenda cinematográfica em Araraquara, adquirida por 47 milhões de Reais, e detalhe, comprada a vista.
Este jovem promissor, com toda essa capacidade demonstrada, já deveria ser o Ministro da Fazenda da DILMA.
Centenas de outros políticos, também trilharam e trilham o mesmo caminho.
Se fosse aberto um processo generalizado de avaliação dos bens de todos políticos, provavelmente 95% não passariam, e deveriam estar presos e incomunicáveis.