Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

IPHAN BOM OU RUIM PARA A CIDADE ? QUAL A SUA OPINIAO?


O conjunto histórico e paisagístico da cidade de Antonina, no Litoral do Paraná, foi tombado como o mais novo patrimônio cultural do país. A decisão, unânime entre os 22 membros do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, na sede do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília, saiu na tarde de quinta-feira e agradou bastante à cúpula estadual do órgão e ao poder público.
“Ficamos muito felizes porque foi uma discussão muito rica em Brasília, e o resultado foi alcançado por unanimidade dos conselheiros. Isso significa o reconhecimento do nosso litoral, mais uma vez”, disse o superintendente do Iphan no Paraná, José La Pastina Filho. A cidade é a terceira no Paraná a ser preservada pelo patrimônio histórico federal. A primeira foi a Lapa, em 1998, seguida de Paranaguá, em 2009.
Em Antonina, o tombamento compreende, além do centro histórico da cidade, o complexo das Indústrias Reunidas Francisco Matarazzo (IRFM). O conjunto poderá ser ocupado pelas atividades portuárias, desde que sejam preservados e recuperados os imóveis mais importantes. Segundo o Iphan, além de proteger os imóveis históricos e o complexo paisagístico da cidade, o tombamento contribui para que os moradores de Antonina resgatem o apreço pela preservação da cidade.
Foram dois anos de análise pelo Iphan do pedido de tombamento, feito pelo próprio município. Entre os motivos que levaram Antonina a integrar o patrimônio histórico nacional está a história do primeiro ciclo do ouro no Brasil, no século 17, e a ocupação territorial no Sul do país. Além disso, há a importância do cenário da cidade, com a presença da Serra do Mar, da Mata Atlântica e da baía, que, juntas, dão ao local um visual único.
“Esses holofotes que o Brasil coloca agora sobre a cidade são importantes para que muitas pessoas sejam atraídas por Antonina. É um momento que deve contribuir com a recuperação também da autoestima da cidade e de todo o povo”, comenta La Pastina.
Prioridades
Com o tombamento aprovado, Antonina pode agora conseguir recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas, que se destina a recuperar a paisagem dos municípios antigos. Entre os projetos de melhoria estão a remoção da fiação aérea no município, o incentivo ao turístico náutico, a requalificação da mão de obra na cidade (principalmente nos restaurantes) e o planejamento urbano (que inclui a proteção das encostas).
Processo
Foram dois anos de análise pelo Iphan do pedido de tombamento, feito pelo próprio município. Entre os motivos que levaram Antonina a integrar o patrimônio histórico nacional está a história do primeiro ciclo do ouro no Brasil, no século 17, e a ocupação territorial no Sul do país.

11 comentários:

Anônimo disse...

É uma boa tentativa, mas como resposta, deveríamos observar o que pensa e diz as populações de: Ouro Preto, Olinda, Parati, São Francisco do Sul e tantas outras; talvez aí tenhamos a resposta sem bairrismos e sem politicagem...

Anônimo disse...

O IPHAN em si pouco ajuda financeiramente. Mas faz os 'insensíveis' e 'negligentes' acordarem para os valores históricos da cidade que poderão reverter em preciosas divisas para o turismo.
É a história ainda vida nos edifícios da cidade.

Anônimo disse...

A rigor não precisava do IPHAN, se não tivessem 'botocudos' que jogam no lixo a fábrica de ouro da cidade:- seu aspecto colonial, essencial para o turismo, numa terra em que o litoral é só carangueijo e mangue.

Anônimo disse...

VEJA NO SITE DO TCE

TCE orienta sobre regras para a concessão de diárias

Anônimo disse...

Você deveria publicar a mat´ria que você diz que tem no tribunal, talvez ajude a muita gente.

Anônimo disse...

"... DEIXEM QUE A PREFEITURA RESOLVE..."
Isso mesmo, vira e mexe aparece um louco ignorante pra fazer estragos na cidade e desfigurá-la cada vez mais.

Demoliram o mercado municipal originário, cortaram as árvores da feiramar, derrubaram uma ruina BICENTENÁRIA que tinha atrás da Igreja de São Benedito, deixaram cair uma fachada de 1914 que tinha perto da estação ferroviária, desfiguraram a esquina da praça romildo fazendo um palacete de mau gosto, e vai por aí afora.....
É aí que o IPHAN entra:- SE FIZEREM AGORA ESSES ATENTADOS CONTRA O CONJUNTO ARQUITETÓNICO DA CIDADE, VAI CADEIA !!!!

Anônimo disse...

pois é... não entendo ,o merc. mun. ficou muito feio, sem vida,sem passado ,sem historia sem nada...quem foram os responsaveis que fizeram o projeto daquela "coisa " ?

Anônimo disse...

Ich, gente.... pode jogar tudo fora que a cidade vai ficar rica só por causa do adubo da ....(cumé que chama? - fortesolo^)
Naquela engasgada 'audiência pública', se não fosse o DIRETOR DA AESTUR estar presente, ninguém ia saber do SHOW de estupidez, ignorância e falta de visão que rolou pra valer em casamento suspeito e contumaz entre executivo e legislativo, com a oposição, apenas, da Marga.....
Encham é a cabeça deles de adubo, que tão precisando!!!!

Anônimo disse...

a bem da verdade, salva-se a atual administração que mandou demolir o 'mijatório' que o K... começou construir lá do outro lado da feiramar..... por incrível que pareça, tinha placa de obra do PAC ....

Anônimo disse...

a sorte da cidade e do povo de cidade pequena é que todos ficam sabendo quem é quem ,e nao votam mais errado nas prox. eleiçoes...será que votam ???

Anônimo disse...

pode meter o MACHADO em tudo, minha gente que a cidade vai ficar podre de rica com o ADUBO nem vai mais precisar dessa 'DROGA' de turismo que não trais lucro pra prefeitura....
(parece absurdo, mas parece que é assim que se vê proceder a administração municipal... -

pouco ou nada faz para o turismo e agora tá com unhas e dentes nessa do adubo...


agora, adubo é a saída !!! Pode jogar no lixo meio ambiente, patrimonio histórico, iphan, tirismo que a fortesolo vai distribuir milhares de empregos e dinheiro vivo pra todo mundo!!!) -

quantos empregos vao ser criados para que a preservação do meio ambiente do meio ambiente não valha nada?

Tem um dono de terra encravada e abandonada nos cafundó que bem poderia ceder espaço pra que a fortesolo fizesse estrago e FORTUNA lá, nas terras dele....

não se esqueçam que o municipio - prefeitura - recebe uma nota preta por ter uma das maiores areas com preservação ambiental do estado.

NÃO SE ESQUEÇAM QUE A NATUREZA COBRA MUITO CARO PELA DEPREDAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. -

ESTE BLOG JÁ ESTÁ SE PREPARANDO PRO QUE VEM AÍ, DANDO AS RECETAS PRA REMEDIAR OS VENENOS QUE VÃO JOGAR NO MEIO AMBIENTE....