Pesquisar neste blog

ANTES DE SAIR DESTE BLOG CLIC NUMA DE NOSSAS PUBLICIDADES

ACONTECENDO VOCÊ FICA SABENDO, AQUI:

Powered By Blogger

domingo, 16 de fevereiro de 2014

O ADEUS A PAULO VIRGILIO SAVARIN ! UM HOMEM SIMPLES DO BAIRRO ALTO QUE SE TORNOU PREFEITO...

Paulo Virgilio Savarin, ( Paulinho) o adeus do Homem do Bairro Alto e do  Cacheira, área Rural que se tornou Prefeito de Antonina,  para ser lembrado como exemplo de politico honesto e fiel aos ideais do povo. Nas horas de folga ele também era escritor, poeta, adorava um sambinha e um carteado de truco.









VEJAM VOÇÊS,FUI CRIADO NA CACHOEIRA, NO SITIO TRÊS MONTANHAS NO MUNICIPIO DE ANTONIO SERRA BAIXO...



FOI EM 1956, NO REINICIO DAS OBRAS DE CONSTRUCAO DA USINA HIDRELETRICA DO COTIA, EM ANTONINA, QUE O SEU OSCAR E O BODE...

Noticias que há anos não se houvem mais na cidade...


Nos últimos anos, o município de Antonina vem sofrendo uma série de transformações, e prova inegável de sua evolução são as receitas municipais, cujo quadro transcrevemos a seguir: 1976  2.847,9 (em milhões de CR$); 1977  5.332,1 ; 1978  6.759,6; 1979 11.281,5; 1980 24.998,8.
No período de 75/80, foram registradas 204 novas construções e estão cadastradas 14 indústrias e mais de 200 casas comerciais, desde pequenos pontos de venda até grandes mercados.
Segundo o último senso, somos 19.302 habitantes nas áreas rural e urbana, e nosso colégio eleitoral é composto de 7.500 eleitores, o que representa possibilidades em decidir uma eleição em favor de qualquer deputado estadual, desde que vote maciçamente.
Educação e infra-estrutura – A rede escolar do município de Antonina é composta de 19 escolas municipais e 5 estaduais, proporcionando atendimento a mais de 4.500 alunos, o que representa 22,5% da população.
O saneamento básico está ao alcance de todos, eis que 2.510 ligações de água e 2.600 de luz, atendem satisfatoriamente a toda a população, representando um ponto de luz e de água para cada 8 habitantes.
Poder Executivo Municipal
Prefeito – Paulo Virgílio Savarin
Vice-prefeito – Benito Montalto
Poder Legislativo
Admaro Santos, Adirson Fonseca, Francisco C. de Almeida, Genival Lima Feitosa, Ariosvaldo Santos Albuquerque, Izari Carlos da Silva, Euclides Lucas e Nerval Pires da Silva.
Poder Judiciário
Renato Braga Bettega – Juiz de Direito
Luiz Vitório Tavanaro – Promotor Público

4 comentários:

Henrique Scarante disse...

Parabéns meu querido amigo Rosil, muito oportuna sua homenagem, já não se fazem mais políticos como antigamente.
Um grande abraço.

ROSIL DO PILAR disse...

Foi exatamente neste ano em 1978, que minha vida municipalista e pública começou,primeiro com professor primário, depois como agente administrativo, e aprendi muitas coisas com o então Prefeito Savarin, num tempo em que não havia Secretários Municipais, Os vereadores não tinham subsídios e nem diárias e todos se respeitavam, pois a Câmara Municipal ficava dentro da Prefeitura, tempos de ouro aqueles, realizou o carnaval dos famosos e criativos "baldinhos" iluminados e coloridos, o som era auto-falantes espalhados pelos postes e só tocavam marchinhas sem axés music. Savarin, foi prefeito por 4 anos, e ganhou mais um mandato tampão de 2 anos, quando ele renunciou o cargo,passando para o seu vice o Benito Montalto, e foi Diretor do Porto Barão de Teffet, por este ato, foi mal interpretado pela população, não conseguindo mais voltar a carreira politica, nem como vereador ou prefeito, pena pois o povo não sabe o que perdeu. Enquanto Prefeito, foi um excelente tribuno com o dom da oratória, e o seu maior xodó eram os operários, que o chamava carinhosamente de Paulinho, como era mais conhecido desdo o Bairro Alto,sua base e casa eleitoral, a cada 1º de Maio, dia do Trabalhador, participava como jogador nos torneios de futebol, marcava gols e depois da churrascada, sentava humildemente no meio deles e participava de numa grande trucada , e quase sempre ganhava as rodadas sem dar nenhum grito, como sempre fazem os truquistas e se tivesse música,tocada por seus compadres Lineu, Dino, Zé Carlos, e outros, Savarin, um tremendo pé de valsa dançava respeitosamente com todas as funcionárias até o raiá. Eis, um homem autodidata (poucos sabiam) que aprendi a admirar como politico e ser humano, acima de tudo HONESTO na vida pública, e de cabeça erguida até os seus últimos dias. Missão cumprida, meu amigo, segue em paz SAVARIN, o Paulinho do Bairro Alto e o penúltimo dos Moekanos da politica capelista.

Anônimo disse...

Rosil muito obrigado por sua homenagem ao nosso Pai Paulo Vergilio Savarin, eu em particular vive e presenciei esse momento lá no Bairro Alto,de todos os blogs vc foi o único que teve essa singela lembrança. Obrigada de Coração de seus filhos,Netos e Famíliares: Fátima Savarin,Lorena Savarin,´Lucíola Savarin,Vergílio Savarin,Iracema Savarin,Juliana Savarin(in-memorian)Maria Savarin.

Iracema Savarin Scarante.

Anônimo disse...

Ele se foi mais a sua essência continua viva o homem simples esta em cada um daqueles que aprenderam com ele alguma coisa algo como ser honesto e humilde quem sabe Antonina ainda terá mais um SAVARIN eu ainda me lembro bem como ele lutava por esta cidade ele só respirava ANTONINA. assinado; SAVARIN filha